Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC e SERASA?



Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC e SERASA?

* por Lisandro Moraes, advogado e editor do site

Empresas de cobrança, bancos, financeiras e cartões de crédito têm informado, falsamente, aos consumidores que "agora não há mais a prescrição em relação às dívidas e o cadastro em SPC e SERASA pode permanecer para sempre".

Mentira! A perda do direito de cobrar as dívidas na justiça (prescrição), assim como o prazo máximo de cadastro em órgãos de restrição ao crédito, como SPC e SERASA é de 5 anos, a contar da data em que a dívida venceu (data em que deveria ter sido paga), e não da data em que foi feito o cadastro!

Algumas pessoas dizem que "ouviram falar" que este prazo foi reduzido para 3 anos, o que também, na prática, não ocorre, embora exista discussão judicial sobre o prazo, pois o Novo Código Civil trouxe novos prazos para prescrição do direito de cobrança de algumas dívidas, a grande maioria do Judiciário tem entendido que o prazo do cadastro continua sendo de 5 anos.

O Superior Tribunal de Justiça também já decidiu que o prazo máximo é de 5 anos, confirmando o tempo previsto no Código de Defesa do Consumidor:

" Art. 43. O consumidor, sem prejuízo do disposto no art. 86, terá acesso às informações existentes em cadastros, fichas, registros e dados pessoais e de consumo arquivados sobre ele, bem como sobre as suas respectivas fontes.

§ 1° Os cadastros e dados de consumidores devem ser objetivos, claros, verdadeiros e em linguagem de fácil compreensão, não podendo conter informações negativas referentes a período superior a cinco anos."

O parágrafo 5º do mesmo artigo também fala que se estiver prescrito o direito de cobrança da dívida não podem ser fornecidas informações negativas pelos cadastros de restrição ao crédito. Vejamos:

"§ 5° Consumada a prescrição relativa à cobrança de débitos do consumidor, não serão fornecidas, pelos respectivos Sistemas de Proteção ao Crédito, quaisquer informações que possam impedir ou dificultar novo acesso ao crédito junto aos fornecedores."

O Novo Código Civil é claro quando afirma, no artigo 206, § 5º, que o direito de cobrança de dívidas prescreve em 5 anos.

"Art. 206. Prescreve:

§ 5o Em cinco anos:

I - a pretensão de cobrança de dívidas líquidas constantes de instrumento público ou particular; "


Portanto, não cobrada na justiça a dívida após 5 anos do seu vencimento (data em que deveria ter sido paga), estará prescrito o direito de cobrança da mesma e ela não poderá constar de qualquer registro negativo.

Assim, analisando o que diz a lei, após o prazo de 5 anos, a contar da data de vencimento da dívida (não a data do cadastro), a restrição deverá ser excluída automaticamente.

Dúvidas freqüentes sobre o assunto:

1. Minha dívida já completou 5 anos, mesmo assim continuam me cobrando, está correto?

Quando a dívida completa 5 anos, a contar da 'data de vencimento' (data em que deveria mas não foi paga) não pode mais ser cobrada na Justiça ou constar em órgãos de restrição ao crédito como SPC e SERASA, mas pode ser cobrada via carta e telefone. (de forma educada e civilizada)

Porém, se a dívida foi protestada ou incluída novamente em órgãos de restrição ao crédito (SPC, SERASA etc) após os 5 anos *, o consumidor deve procurar um advogado de sua confiança ou a defensoria pública e entrar com processo na justiça exigindo a imediata exclusão dos cadastros e pedindo indenização por danos morais resultantes do cadastro indevido.

* Atenção: O acordo cria uma nova dívida e neste caso, se você não pagar o acordo seu nome pode ser incluído novamente no SPC e SERASA por mais 5 anos a contar da data em que deixou de pagar o acordo. Portanto, antes de fechar um acordo tenha certeza de que é em valor justo e que conseguirá paga-lo, com folga no orçamento!

2. Minha dívida já completou 5 anos, eu não sabia sobre a prescrição e paguei. Posso receber meu dinheiro de volta?

Não! Embora o direito de cobrança judicial da dívida estivesse prescrito, a dívida em si não está e, portanto, se foi paga não há o direito de se pedir a devolução do dinheiro.

3. Se a dívida for cobrada na justiça antes de completados 5 anos o que acontece em relação ao cadastro no SPC e SERASA?

Mesmo a ação judicial de cobrança ou execução da dívida não tem o poder de interromper ou suspender a contagem do prazo máximo de cadastro de 5 anos em órgãos de restrição ao crédito como SPC e SERASA, que é estabelecido no Código de Defesa do Consumidor.

Portanto, mesmo que o credor cobre ou execute a dívida na justiça, quanto completar 5 anos a contar da data em que não foi paga, o nome do devedor, obrigatoriamente, deve sair dos cadastros negativos de crédito. Se não sair, caberá ação de indenização por danos morais contra o credor.

4. O protesto de cheques e outros tipos de dívidas no cartório, renovam ou interrompem o prazo de 5 anos da prescrição do direito de cobrança na justiça da dívida ou do cadastro no SPC ou SERASA?

Não! O Simples protesto cambial não renova, muito menos interrompe o prazo de prescrição do direito de cobrança da dívida na justiça, conforme a Súmula 153 do Supremo Tribunal Federal (STF). Ou seja, o protesto não muda em nada a situação da dívida e a contagem dos 5 anos para efeitos da prescrição do direito de cobrtança judicial da dívida e da retirada do nome dos cadastros de restrição ao crédito como SPC e SERASA.

5. Se outra pessoa ou empresa "comprar" a dívida, poderá renovar o registro no SPC e SERASA por mais 5 anos colocando 'nova data de vencimento'?

Não! Embora esteja "na moda" receber cartas e ligações de outras empresas que dizem que "compraram" a dívida da empresa ou banco tal ou que a dívida foi "cedida" (mesmo que a "compra" ou a "cessão" de dívidas seja algo previsto na lei), a renovação do cadastro, por parte destas empresas, no SPC e SERASA colocando 'novas datas de vencimento' é indevido.

Portanto, fique atento! Se você tinha uma dívida com uma pessoa ou empresa, mesmo que ela seja "vendida" ou "cedida" várias vezes para outras pessoas ou empresas, o prazo de 5 anos para a prescrição do direito de cobrança da dívida na justiça e também o prazo de 5 anos para manutenção do cadastro de seu nome em órgãos de restrição ao crédito como SPC e SERASA só conta uma única vez e começa a contar na data em que você deixou de pagar a dívida (data do vencimento da dívida) e não da data da inscrição ou da 'nova data de vencimento'.

6. A inclusão nos cadastros poderá ser feita a qualquer momento, dentro do prazo destes 5 anos?

Sim! A inclusão do devedor nos órgãos de restrição ao crédito pode ser feita a qualquer momento dentro do prazo de 5 anos a contar da data do vencimento da dívida (data em que a dívida deveria mas não foi paga). Todavia quando completados os 5 anos deverá ser retirado o cadastro pelo credor ou pelo órgão de restrição.

Portanto, como exemplo, se a dívida era do dia 15 de maio de 2003, o prazo máximo para a permanência do cadastro é o dia 15 de maio de 2008 (5 anos). O credor tem o direito de incluir o nome do devedor no dia 14 de maio de 2008, pois ainda não completou 5 anos, mas pela lei, obrigatoriamente, deve excluí-lo no dia seguinte (15 de maio de 2008).

Se o cadastro não for excluído após completados os 5 anos ou for incluído após este prazo, o consumidor deve procurar um advogado de sua confiança e entrar com uma ação na Justiça pedindo a imediata exclusão do cadastro e indenização pelos danos morais causados, decorrentes do abalo de crédito.

7. E se a dívida for renegociada, o que acontece?

Se o devedor assinar documento fazendo uma renegociação, acordo, confissão de dívida, reescalonamento, reparcelamento, ou seja lá qual for o nome dado, a dívida anterior é extinta e é criada uma nova dívida e, neste caso, o nome do devedor deve ser retirado dos cadastros negativos (SPC, SERASA etc) após o pagamento da primeira parcela ,e se não for, o consumidor pode entrar com ação de indenização contra a empresa.

Todavia, nos casos de renegociação da dívida deve-se ficar bem atendo ao fato de se o acordo não for pago nas datas em que foi negociado o nome do consumidor pode ser incluído novamente nos órgãos de restrição e o prazo de 5 anos passará a contar novamente da data em que deixou de ser pago o acordo e não da data da dívida anterior.

8. O credor (banco, cartão, financeira, etc) renovou o cadastro no SPC ou SERASA alegando que eu fiz um 'acordo por telefone', mas eu não fiz! O que fazer?

Esta é uma prática ilegal, bem comum atualmente, quando o credor alega que houve um 'acordo por telefone' e por isto houve a renovação da dívida, quando na verdade a pessoa jamais fez qualquer acordo.

Neste caso, se o cadastro for após a dívida original já ter completado 5 anos, cabe processo judicial contra quem efetuou-o, pedindo a imediata exclusão e danos morais.

9. Como é contado o prazo de 5 anos, é de cada dívida ou é 5 anos a contar da 'data de vencimento' mais antiga de dívida cadastrada?

O prazo de 5 anos é contado da 'data de vencimento' (data em que a dívida deveria mas não foi paga) de cada uma das dívidas.

Por exemplo: Se você tinha um cadastro de uma dívida que venceu no dia 20 de dezembro de 2003, este cadastro deve ser excluído no dia 20 de dezembro de 2008, quando completar 5 anos.

Entretanto, se você tinha outro cadastro de uma dívida com 'data de vencimento' em 15 de junho de 2005, este cadastro somente sairá no dia 15 de junho de 2010, quando completar 5 anos!



Comentários

  1. tenho processo com unibanco pela compra de um imóvel . O mesmo foi penhorado pelo condominio porém o unibanco manteve a cobrança da dívida restante ,que irá prescrever em junho 2009 , completando 5 anos . Eu estarei livre para comprar um outro imóvel ?
    ou eles podem me acionar novamente pela dívida passada?

    ResponderExcluir
  2. OLA TENHO UMA DIVIDA CADASTRADA EM 2002 NO SPC E SERASA FIZ UM ACORDO EM 2007 MES 5 MAS SO Q NAO PAGUEI NADA DO ACORDO MAS MINHA DIVIDA CONSTA DE 2007 PRA CA COM FASSO DIANTE DESTA MEU EMAIL ejosley@gmail.com GRATO ...

    ResponderExcluir
  3. ola,gostaria de saber se os protestos tb somem com os 5 anos,ja me disseram que protestos nao saem nunca,isso é mesmo verdade?

    ResponderExcluir
  4. oi,gostaria de saber tenho divida com
    spc/serasa uma e de 2006/2007 e com banco
    lojas não consigo emprego como vou paga
    sen trabalha
    email e cristina.silvagomes@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. olá paguei uma conta da telefonica que estava indo pra spc só que mesmo assim ela foi
    liguei lá e eles falaram que era outra conta que eutinha que pagar, que a que eu paguei não estava indo para spc, só que eles que mandaram esta conta para mim pagar, o que eu faço? orli.costalima@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Ola! Gostei muito desse artigo. Essa semana passei por um problema e acho que esse artigo vai me ajudar muito. Eu passei um cheque para um amigo que me vendia um plano de saúde e o valor é R$85,00 e esse cheque me deu um problema danado. Aconteceu um problema e o cheque voltou, ai esse tal amigo sumiu... Fiquei 5 anos a procura do cheque e nada, depois de 5 anos ele saiu do serasa e uma outra empresa me cadastrou novamente no PFIN... conesegui o contato pelo google dessa empresa e realmente eles estão com meu cheque. Eles calcularam e deu o valor de 151,00 reais. Depositei na conta deles e acho que o nome saiu, não pesquisei ainda... MAS ACHO ISSO UMA SACANAGEM, fui no procon aqui de ALFENAS MG... e uma moça que me atendeu disse que podia... É UMA VERGONHA... o que da para min fazer com isso

    ResponderExcluir
  7. boa tarde a todos.
    bom no meu caso efetuei o pagamento da divida 4ºfeira (19/08/2009) e até agora nao saiu do spc! 2ºfeira (24/08/2009). Eu gostaria de saber quanto tempo o meu nome ainda vai ficar lá !!!!

    ResponderExcluir
  8. ola,gostaria de saber se os protestos tb somem com os 5 anos,ja me disseram que protestos nao saem nunca,isso é mesmo verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Claudemir, é lei 5 anos, seu nome fica limpo.

      Excluir
  9. Ola, ja fazem 6 anos que me mudei e deixei meu telefone pra tras juntamente com a conta. Nao paguei. Agora, meu nome consta no serasa e os juros sao terriveis. Esta correto, o nome ficar tanto tempo, principalmente de telefonia fixa? Nunca assinei adesao ou acordo novo.
    obrigado!

    ResponderExcluir
  10. oi bom dia tenho uma divida com o bradesco que vence agora em 2009 os cinco anos sendo que elas me mandaram uma carta em 26/10/09 de cobraça com vencimente em 10/11/09 nao tenho condiçoes de pagar.o que fazer aguaradar ate dezembro??? lacaekaka@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. minha divida é desde 2004 mais de lá pra cá ja fiz varios acordos.alguns paguei a parcela outros não.gostaria de saber se conta os cinco anos desde essa data ou do umtimo acordo que fiz?? meu email é angelo.mussolini@hotmail.com

    agradeço casa tenha resposta.

    ResponderExcluir
  12. olá amigo fiz dois planos de curso com a escola microcamp em campinas, meio que persuadido pois me mostraram salários gigantescos na carreira de tecnico em TI (tecnologia da informação) e quando falei que iria pensar no caso e que depois eu voltava a falar eles me disseram que por se tratar de um incentivo do governo se eu sai-se da sala eu perderia o desconto e não poderia me matricular mais, então assinei os dois contratos um para mim e outro para minha esposa, pois bem depois de algumas aulas minha esposa e eu não gostamos do curso e nem do modo de ensino, quero cancelar mais a microcamp está me copramdo um absurdo de multa e colocou meu nome junto ao spc como procedo neste caso para limpar meu nome. ro_tecnicoti@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Olá tinha uma dívida de um cheque que estava restrigindo o meu nome, passaram-se os 5 anos, consultei e meu noome não consta mais pelo cheque, mas no banco (Itau) a dívida ainda continua. Agora estou tentando um financiamento da casa pela caixa e tenho medo que não seja aprovado por causa desse cheque. Será que corro risco do cheque mesmo sem estar sujando o meu nome mais, mas constar no banco itaú, irá me atrapalhar?!

    ResponderExcluir
  14. bom dia meu nome esta no spc devido 1 divida de locadora, o mesmo nao chego a mandar nenhuma carta de aviso ou ligar para minha pessoa informando que meu nome estava no SPC.
    Fui descobrir apenas quando estava a fazer 1 conta no banco e a atendente me informo q estava no SPC a quase 1 ano.
    E me passaram a informação que o nome sai do SPC nos 5 anos, mas não chega a sair do serasa, isto é verdade ? mesmo após cinco anos c for precisar d 1 crédito nao estarei habito a ter o credito devido ao fato de que meu nome nao sai por completo do serasa ?
    grato

    ResponderExcluir
  15. oi eu gostaria de saber sobre o financiamento de carros ou moto o nome fica limpo em 5 anos mesmo se tem feito em 36 vezes,eu tirei uma moto para um colega meu e ele nunca pagou e ele sumiu do mapa nao consigo encontrar mais ele pelo menos para retirar a moto e devolver e quando fui saber a divida ja estava alta e ate hoje nao consegui pagala a compra foi feita em 2006

    ResponderExcluir
  16. oi tenho uma dívida desde 2005, fiz negociação por telefone só que nao efetuei o pagamento.
    Gostaria de saber se quando chergar na data do vencimento que vai completar 5 anos esse registro tem que ser extinto SPC e Serasa ou eles podem renovar a dívida apartir do memento em que liguei p/ negociar ou se eles não podem fazê-lo sem eu ter assinado comprovando a negociação.
    por favor responda nesse e-mail sherlabitt@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Olá.. TEnho uma dívida com a Vivo, em meu nome, feito por outra pessoa, já tentei várias vezes fazer um acordo em minhas possibilidades e eles não aceitaram... ao prazo de 5 anos isso tambem caduca e meu nome sai do SPC e Serasa ?
    email. comercial@adarve.com.br

    ResponderExcluir
  18. lucilene..
    olá meu nome estava no spc mas fui verificar ja esta limpo posso voltar a comprar..
    mas a fininvest me negou credito depois de 10a nos ela pode me negar credito??
    fui fazer o cartão da magazine luiza a fininvest negou depois fui fazer o cartão credcard tbm foi negado pode acontecer isso mesmo com o nome limpo??
    e se eu entrar num acordo com a fininvest uma conta de 10 anos atras ela me libera credito ou vai continuar negando??
    meu email
    lu01lu23@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. tinha uma divida como fiadora que venceu em 09/2005,a divida foi protestada em 01/2009,o meu nome já saiu do spc pois foi incluido em 10/2005,porém não saiu do serasa devido a este protesto e o tabelião disse que protesto não prescreve,o credor quer que eu pague 4 vezes o valor da divida para tirar meu nome do serasa quais são os meus direitos?

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito deste blogger, pois ajuda muito na hora de saber nossos direitos.

    ResponderExcluir
  21. Pode alguém ir preso por não poder pagar uma divida?

    ResponderExcluir
  22. empretei meu nome para uma pessoa fazer um plano dentario,na ortoclins desde entao nao liquei para saber se a pessoa estava pagando,so que fui fazer um cartão e me falaram que meu nome estava restrito fui ate aclinica pois ja nao tenho o endereço da pessoa que eu eprestei meu nome so que a clinica nao quis me forneçer o endereço da mesma, e disse que ela nem terminou o tratamento mas mesmo assim eu tenho que pagar a divida isto é certo?

    ResponderExcluir
  23. eu tenho uma divida em uma empresa de cosmeticos a divida era de 1150,00 em março e hoje e de 1789,00 eu gostaria de fazer um acordo onde eu consiga pagar como devo proseder?

    ResponderExcluir
  24. PREZADO DRº LIZANDRO

    PRECISO MUITO DE UMA IMPORTANTE INFORMAÇÃO:
    MINHA DIVIDA VENCEU EM 2007 (EM UM EMPRESA) QUER MOTIVOS DE TRATAMENTO MÉDICO NÃO PUDE PAGAR AO QUAL ATÉ HOJE FAÇO TRATAMENTO E ESTOU DESEMPREGADO,PORÉM ESSA DIVIDA ATÉ 2010 NÃO CONSTAVA NO SPC, E FOI INCLUSA NO ANO DE 2011 NO SPC ( quase 4 anos depois) ALÉM DE EU NÃO TER SIDO INFORMADO PELA EMPRESA, NÃO RECEBI CARTA, NADA.ESSA DIVIDA ERA DE 900,00 E HOJE ESTÁ EM r$2200,00, É LICITO O CREDOR FAZER ASSIM, E COMO POSSO PAGAR,PELOS MINHAS CONDIÇÕES FINANCEIRAS SO POSSO PAGAR COM 90 PAGAMENTOS DEVIDO MEU TRATAMENTO QUE ME IMPOSSIBILITA DE ARRUMAR UM EMPREGO.
    DEUS TE ABENÇOE E AGUARDO POR SUA IMPORTANTE RESPOSTA DOUTOR EMAIL: naumity@yahoo.com.br

    sANDRO

    ResponderExcluir
  25. minha divida com o colégio faz cinco anos em dezembro de 2013, as primeiras prestações de janeiro e maio prescreveram ?

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde doutor!
    Tenho um problema com cheque emitido 15/06/2008 que me impossibilita de adquirir novos cheques,vencendo o prazo de 5 anos posso conseguir cheques novamente?
    Antes que seja feita esta pergunta não quitei o cheque porque o valor real dele era 126,00 e a credora(faculdade de teologia betesda)só faz acordo comigo se for paga a importancia de 1.000,00 alegando que é os juros por quase 5 anos de atraso. Grato!

    ResponderExcluir
  27. Boa Noite Dr.
    Tenho uma inclusão em meu nome no SPC e SERASA que consta no SPC o cartão Hipercard/tombamento - data da dívida: 25/01/2010 e data de inclusão: 28/12/2012 e no SERASA: Hipercard Adm de Cartões - data: 25/01/2010.
    Pergunto: Quando ocorre o prazo de 5 anos?
    Se for 25/01/2015 e eles não retirarem alegando que é a data da inclusão em 2012, como faço para ter o meu nome limpo?
    Grata.
    Carolina Souza

    ResponderExcluir
  28. Testemunho sobre como eu comecei o meu empréstimo de Joshua EMANUEL DE EMPRÉSTIMO EMPRESA

    Saudações a todos vocês eu sou deputada Elita Grate de país letão, quando eu estava na necessidade de um empréstimo durante 4 meses atrás eu estava enganado fora de (9,500,00 euros) por alguns credores na Nigéria Mas quando eu aplicado a partir deste homem temente a Deus chamado Sr. Joshua emanuel empréstimos ele me ajudar com o montante do empréstimo de (500,000,00 euros), o que eu estava precisando de sem qualquer traço de atividades de embuste i irá aconselhá-lo em contato com este e-mail: emanuel-loanfirm500@outlook.com para mais informações ...

    Ele me pedir um favor para ajudá-lo a anunciar que ele negócio disse que precisa de mais clientes, e eu fiz-lhe uma promessa que eu vou fazer exatamente isso mesmo.

    E agora eu e meu familyare vivendo Bom, por favor, eu quero que você lá fora que estão em necessidade de empréstimo entre em contato com este e-mail: emanuel-loanfirm500@outlook.com eu prometo a você que Ele enxugará sua tristeza.

    QUE DEUS ABENÇOE Sr. Josué e sua família por seu bom trabalho, E MAIS bênção.

    ResponderExcluir

  29. -
    Olá

    Você está na necessidade de um empréstimo hoje para o seu negócio? você está confuso
    cerca de pagar as suas dívidas? ou você precisa comprar uma casa, carro, equipamentos
    ou mesmo um capital para financiar seus projetos? em seguida, não se preocupe
    mais por vider lares seguros está aqui para tornar as coisas muito mais fácil e mais rápido para
    -lo com o nosso processo fácil e serviços.
    oferecemos financiamento a juros baixos, de 3% para os indivíduos,
    empresas e organizações, no valor mínimo de $ 20.000,00 para
    o valor máximo de $ 40,000.000.00. Aplicando é muito fácil, basta email
    nós aqui no nosso e-mail do escritório (vidersafehomes@yahoo.com) para mais
    detalhes e processo de candidatura.

    Nome completo:
    Montante do empréstimo:
    País:
    Duração:
    Ocupação:
    Número de celular:


    estamos ansiosos para dar-lhe o melhor serviço.

    Saudações...

    ResponderExcluir
  30. Oferecemos empréstimo a baixa taxa de juros de 3%. Solicite um empréstimo rápido e conveniente para pagar as contas e começar um novo negócio ou re-financiar seus projetos com uma taxa de juros mais barata de 3%, você tem uma baixa pontuação de crédito e você está achando difícil obter o empréstimo de capital do local Bancos e outras instituições financeiras? Aqui está a sua chance de obter um empréstimo da nossa Organização. Oferecemos empréstimos a particulares para os seguintes fins e muito mais. Empréstimo Pessoal, Expansão de Negócios, Business Start-up, Educação, Consolidação de Dívida, Empréstimos de Dinheiro Difícil. Contate-nos hoje via email: kate_solution@outlook.com

    ResponderExcluir
  31. Bom dia, você precisa de um empréstimo? como empréstimo para pagar seu departamento, pagar sua renda e resolver problemas financeiros, aqui é uma oportunidade para você, a Flora oferece empréstimos para habitação, empréstimos comerciais e empréstimos de crédito ruim, empréstimos comerciais, empréstimos para capital de giro, construção empréstimos de automóveis, empréstimos de hotel, empréstimos de xerez, etc. de taxas de juros de 3% por remuneração anual, o empréstimo de Flora leva um máximo de {2} dias úteis para chegar a todos os clientes aprovados em toda a palavra entre em contato conosco (floralenders001@gmail.com )

    ResponderExcluir
  32. ¡¡¡Atención!!!

    Soy el Sr. Johnson Williams, un prestamista legítimo de préstamos privados, ¿necesita un Préstamo para negocios o para pagar sus cuentas? En caso afirmativo, ofrecemos todo tipo de asistencia financiera a agencias de cooperación y personas financieras, ofrecemos todo tipo de préstamos a una tasa de interés baja de 3% para solicitar un correo electrónico ahora a través de: willianloanfirm6@gmail.com y lo haremos. Proceda inmediatamente con su proceso de préstamo, los préstamos se entregan a los clientes dentro de las 24 a 48 horas. Para solicitar contacto contáctenos por correo electrónico: willianloanfirm6@gmail.com

    Gracias
    Sr. Johnson Williams
    Director general
    Correo electrónico: willianloanfirm6@gmail.com
    Teléfono: +1 (409) -331-6319

    ResponderExcluir


  33. ATENÇÃO VOCÊ ESTÁ PRECISANDO DE EMPRÉSTIMO PESSOAL / EMPRÉSTIMO DE INVESTIMENTO / FINANCIAMENTO DE NEGÓCIOS?
    Aí vem um Empréstimo Acessível e Legítimo que mudará sua vida para sempre, eu sou o Dr. Mariano Torrez Gómez, um credor certificado, ofereço empréstimos ao setor público e individual que precisam de assistência financeira em uma baixa taxa de juros de 2% . Bad crédito aceitável, Oferecemos empréstimos de um mínimo de US$10.000 a um máximo de US$700 milhões em dólares e euros. os Termos e Condições são muito simples e atencioso.Você nunca vai se arrepender de nada nesta transação de empréstimo, porque eu vou fazer você sorrir. E-mail via (marianotorrezloans@gmail.com) você está procurando um empréstimo rápido e legítimo on-line, porque você não experimenta o Dr. Mariano Torrez Gómez e está livre de dívidas? Obter um empréstimo desta empresa é 100% garantido. e garantido. Será uma grande alegria para nós quando você estiver financeiramente estável. Envie-nos um e-mail via marianotorrezloans@gmail.com
    Email: marianotorrezloans@gmail.com
    Contato telefônico: +1 (405)383-3602

    OBSERVAÇÃO: lembre-se de que só levará menos de 24 horas para processar seu arquivo é 100% garantido, independentemente da sua pontuação de crédito.

    ResponderExcluir
  34. We Offers Financial Consulting To Client, Companies Seeking Debt / Loan Financing And Seeking For Working Capital To Start A New Business Or To Expand Existing Business. Interested Parties Should Contact Us For More Information Through Via E-mail: SuiteCapitals@gmail.com ( SuiteCapitals@post.com )

    Do You Need A Loan To Consolidate Your Debt At 1.0%? Or A Personal Loans * Business Loans etc. Interested Parties Should Contact Us For More Information Through Via E-mail: SuiteCapitals@gmail.com ( SuiteCapitals@post.com )

    We Have Loan Programs Tailored For Any Profile And You've Come To The Right Place To Satisfy Your Business Needs. If Your Company Or You Know Of Any Company With Viable Projects / Proposals That Needs Financing, Kindly Write Us With The Loan Requirement. Please, Contact Us For More Information: SuiteCapitals@gmail.com ( SuiteCapitals@post.com )

    Do You Need A Loan To Consolidate Your Debt At 1.0%? Or A Personal Loans * Business Loans etc. Interested Parties Should Contact Us For More Information Through Via E-mail: SuiteCapitals@gmail.com ( SuiteCapitals@post.com )

    We Offers Financial Consulting To Client, Companies Seeking Debt / Loan Financing And Seeking For Working Capital To Start A New Business Or To Expand Existing Business. Interested Parties Should Contact Us For More Information Through Via E-mail: SuiteCapitals@gmail.com ( SuiteCapitals@post.com )

    Kindly write us back with the loan information;
    - Complete Name:
    - Loan amount needed:
    - Loan Duration:
    - Purpose of loan:
    - City / Country:
    - Telephone:
    - How Did You Hear About Us:

    Do You Need A Loan To Consolidate Your Debt At 1.0%? Or A Personal Loans * Business Loans etc. Interested Parties Should Contact Us For More Information Through Via E-mail: SuiteCapitals@gmail.com ( SuiteCapitals@post.com )

    We Offers Financial Consulting To Client, Companies Seeking Debt / Loan Financing And Seeking For Working Capital To Start A New Business Or To Expand Existing Business. Interested Parties Should Contact Us For More Information Through Via E-mail: SuiteCapitals@gmail.com ( SuiteCapitals@post.com )

    ResponderExcluir
  35. We Offers Financial Consulting To Client, Companies Seeking Debt / Loan Financing And Seeking For Working Capital To Start A New Business Or To Expand Existing Business. Interested Parties Should Contact Us For More Information Through Via E-mail: SuiteCapitals@gmail.com ( SuiteCapitals@post.com )

    Do You Need A Loan To Consolidate Your Debt At 1.0%? Or A Personal Loans * Business Loans etc. Interested Parties Should Contact Us For More Information Through Via E-mail: SuiteCapitals@gmail.com ( SuiteCapitals@post.com )

    We Have Loan Programs Tailored For Any Profile And You've Come To The Right Place To Satisfy Your Business Needs. If Your Company Or You Know Of Any Company With Viable Projects / Proposals That Needs Financing, Kindly Write Us With The Loan Requirement. Please, Contact Us For More Information: SuiteCapitals@gmail.com ( SuiteCapitals@post.com )

    Do You Need A Loan To Consolidate Your Debt At 1.0%? Or A Personal Loans * Business Loans etc. Interested Parties Should Contact Us For More Information Through Via E-mail: SuiteCapitals@gmail.com ( SuiteCapitals@post.com )

    We Offers Financial Consulting To Client, Companies Seeking Debt / Loan Financing And Seeking For Working Capital To Start A New Business Or To Expand Existing Business. Interested Parties Should Contact Us For More Information Through Via E-mail: SuiteCapitals@gmail.com ( SuiteCapitals@post.com )

    Kindly write us back with the loan information;
    - Complete Name:
    - Loan amount needed:
    - Loan Duration:
    - Purpose of loan:
    - City / Country:
    - Telephone:
    - How Did You Hear About Us:

    Do You Need A Loan To Consolidate Your Debt At 1.0%? Or A Personal Loans * Business Loans etc. Interested Parties Should Contact Us For More Information Through Via E-mail: SuiteCapitals@gmail.com ( SuiteCapitals@post.com )

    We Offers Financial Consulting To Client, Companies Seeking Debt / Loan Financing And Seeking For Working Capital To Start A New Business Or To Expand Existing Business. Interested Parties Should Contact Us For More Information Through Via E-mail: SuiteCapitals@gmail.com ( SuiteCapitals@post.com )

    ResponderExcluir
  36. Are You A Business Man Or Woman? Are You In Any Financial Mess Or Do You Need Funds To Start Up Your Own Business? Do You Need A Loan To Start A Nice Small Scale And Medium Business? Do You Have A Low Credit Score And You Are Finding It Hard To Obtain Capital Loan From Local Banks And Other Financial Institutes?. - Intermediaries / Consultants / Brokers Are Welcome To Bring Their Clients And Are 100% Protected. Interested Parties Should Contact Us For More Information Through Via E-mail: CYSCredits@Post.com ( CYSCredits@Asia.com )

    We Like To Inform You That Our Main Goals Are To Help Companies And Entrepreneurs Raise Their Business To New Heights By Investing, Consulting And Raising Capital Without Bank Lending. We Are Qualified In All Aspects Of Financing, Banks And Asset Based Lending. We Have The Ability To Handle All Aspects Of The Financial Needs And Challenges Of Our Clients, Including; Real Estate Investment And Any Other Large Variety Of Sectors That Need Financing. - Intermediaries / Consultants / Brokers Are Welcome To Bring Their Clients And Are 100% Protected. Interested Parties Should Contact Us For More Information Through Via E-mail: CYSCredits@Post.com ( CYSCredits@Asia.com )

    WE OFFER ALL KIND OF LOANS - APPLY FOR AFFORDABLE LOANS.

    Do You Need A Loan To Consolidate Your Debt At 1.0%? Or A Personal Loans * Business Loans etc. - Intermediaries / Consultants / Brokers Are Welcome To Bring Their Clients And Are 100% Protected. Interested Parties Should Contact Us For More Information Through Via E-mail: CYSCredits@Post.com ( CYSCredits@Asia.com )

    - Complete Name:
    - Loan amount needed:
    - Loan Duration:
    - Purpose of loan:
    - City / Country:
    - Telephone:
    - How Did You Hear About Us:

    Do You Need A Loan To Consolidate Your Debt At 1.0%? Or A Personal Loans * Business Loans etc. We Offers Financial Consulting To Client, Companies Seeking Debt / Loan Financing And Seeking For Working Capital To Start A New Business Or To Expand Existing Business. Intermediaries / Consultants / Brokers Are Welcome To Bring Their Clients And Are 100% Protected. Interested Parties Should Contact Us For More Information Through Via E-mail: CYSCredits@Post.com ( CYSCredits@Asia.com )

    ResponderExcluir
  37. Do You Seek Funds To Pay Off Credits and Debts? PergoCF@cheerful.com ( PergoCF@qualityservice.com ) PergoCF@gmail.com Is Here To Put A Stop To Your Financial Problems. We Offer All Kinds Of Loan (Personal Loan, Commercial Loan, etc.) We Give Out Loan With An Interest Rate Of 1.00%. Interested Applicants Should Contact Us Via Email: PergoCF@cheerful.com ( PergoCF@qualityservice.com ) PergoCF@gmail.com

    Please Fill the Application Form Below:
    - Complete Name:
    - Loan Amount Needed:
    - Loan Duration:
    - Purpose Of Loan:
    - City / Country:
    - Telephone:
    - How Did You Hear About Us:

    Do You Need A Loan To Consolidate Your Debt At 1.0%? Or A Personal Loans * Business Loans etc. Interested Parties Should Contact Us For More Information Through Via E-mail: PergoCF@cheerful.com ( PergoCF@qualityservice.com ) PergoCF@gmail.com

    ResponderExcluir
  38. We Offers Financial Consulting To Client, Companies Seeking Debt / Loan Financing And Seeking For Working Capital To Start A New Business Or To Expand Existing Business. Interested Parties Should Contact Us For More Information Through Via E-mail: SuiteCapitals@gmail.com ( SuiteCapitals@post.com )

    Do You Need A Loan To Consolidate Your Debt At 1.0%? Or A Personal Loans * Business Loans etc. Interested Parties Should Contact Us For More Information Through Via E-mail: SuiteCapitals@gmail.com ( SuiteCapitals@post.com )

    We Have Loan Programs Tailored For Any Profile And You've Come To The Right Place To Satisfy Your Business Needs. If Your Company Or You Know Of Any Company With Viable Projects / Proposals That Needs Financing, Kindly Write Us With The Loan Requirement. Please, Contact Us For More Information: SuiteCapitals@gmail.com ( SuiteCapitals@post.com )

    Do You Need A Loan To Consolidate Your Debt At 1.0%? Or A Personal Loans * Business Loans etc. Interested Parties Should Contact Us For More Information Through Via E-mail: SuiteCapitals@gmail.com ( SuiteCapitals@post.com )

    We Offers Financial Consulting To Client, Companies Seeking Debt / Loan Financing And Seeking For Working Capital To Start A New Business Or To Expand Existing Business. Interested Parties Should Contact Us For More Information Through Via E-mail: SuiteCapitals@gmail.com ( SuiteCapitals@post.com )

    Kindly write us back with the loan information;
    - Complete Name:
    - Loan amount needed:
    - Loan Duration:
    - Purpose of loan:
    - City / Country:
    - Telephone:
    - How Did You Hear About Us:

    Do You Need A Loan To Consolidate Your Debt At 1.0%? Or A Personal Loans * Business Loans etc. Interested Parties Should Contact Us For More Information Through Via E-mail: SuiteCapitals@gmail.com ( SuiteCapitals@post.com )

    We Offers Financial Consulting To Client, Companies Seeking Debt / Loan Financing And Seeking For Working Capital To Start A New Business Or To Expand Existing Business. Interested Parties Should Contact Us For More Information Through Via E-mail: SuiteCapitals@gmail.com ( SuiteCapitals@post.com )

    ResponderExcluir
  39. Hello Everybody,
    My name is Mrs Sharon Sim. I live in Singapore and i am a happy woman today? and i told my self that any lender that rescue my family from our poor situation, i will refer any person that is looking for loan to him, he gave me happiness to me and my family, i was in need of a loan of $250,000.00 to start my life all over as i am a single mother with 3 kids I met this honest and GOD fearing man loan lender that help me with a loan of $250,000.00 SG. Dollar, he is a GOD fearing man, if you are in need of loan and you will pay back the loan please contact him tell him that is Mrs Sharon, that refer you to him. contact Dr Purva Pius,via email:(urgentloan22@gmail.com) Thank you.

    ResponderExcluir
  40. TESTEMUNHO SOBRE COMO RECEBI MEU EMPRÉSTIMO DE UMA EMPRESA DE FINANÇAS NA ÚLTIMA SEMANA E-mail para resposta imediata: drbenjaminfinance@gmail.com

    {Dr.Benjamin Scarlet Owen} também pode ajudá-lo com uma oferta de empréstimo legítima. Ele também ajudou alguns outros colegas meus. Se você precisa de um empréstimo genuíno sem custo / estresse, ele é o credor certo para eliminar seus problemas financeiros e crises hoje. BENJAMIN LOAN FINANCE contém todas as informações sobre como obter dinheiro de forma rápida e sem dor via WhatsApp +19292227023 Email drbenjaminfinance@gmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas